18/08/2008

No mes de Ramadan







Esta é a sagrada estação da adoração, que fará você caminhar em direção a Alláh Todopoderoso. "Quando chega Ramadan...um visitante o chama todas as noites: "Oh buscador de Alláh, aproxime-se! Oh buscador do demónio, desista!" (an-Nasa'i). Desta maneira, este mês de Ramadan apresenta uma oportunidade especial: adoração e devoção incrementada. Nisto está prescrito Tarawih e as orações noturnas voluntárias, e desta forma estará aproximando-se ainda mais a Alláh subhanaHu wa ta'ala.




Nós temos uma oportunidade maior (durante o Sagrado Ramadan) que em qualquer outro momento. Aquele que é capaz de controlar-se durante o Ramadan, será capaz, com o apoio de Alláh Todopoderoso de ter controle de si mesmo nos outros onze meses. Tudo começa pequeno e cresce, coisas boas e más, bons e maus hábitos, para tudo há um início. E o início é dificil, mas tem que ser paciente e persistente; se você sabe que algo é correto, continue a permanecer no caminho, ainda que isso possa ser tão dificil. Dificuldades podem ser superadas por uma fé firme, e fé firme é com aqueles que são capazes de controlar a si mesmos. Assim, coloque a intenção forte e persistente de aumentar a devoção, não apenas para este mês sagrado de Ramadan, senão permanentemente".




Durante o Ramada, é comum aos muçulmanos irem à Mesquita e passar várias horas rezando e estudando o Alcorão. Além das cinco orações diárias, durante o Ramadã os muçulmanos recitam uma oração especial chamada a oração de Taraweeh (Oração Noturna). A duração desta oração é de 2 a 3 vezes maior que as orações diárias. Alguns muçulmanos passam a noite inteira em oração.




Su-Hoor
Antes da alvorada, há uma pequena refeição (su-hoor) que substitui o café da manhã (pequeno-almoço) habitual
.

Iftar no Khan El Kkalili, Cairo, após o pôr-do-Sol

Iftar
Ao término de cada dia, o jejum é finalizado com uma oração e uma refeição especial tomada em comum, chamada
iftar (árabe: إفطار). O iftar é o momento para reunir os membros da família e os seus amigos numa celebração de fé e de alegria. Após esta refeição, é prática social sair com a família para visitar amigos e familiares.







Laylat al Kadr
Laylat al Kadr ("noite do decreto") é celebrado na noite do dia 26 para o 27 do Ramada, data em que se comemora a noite em que Profeta
Muhammad recebeu a primeira revelação do Alcorão. Muçulmanos Devem passar esta noite a rezar, acreditando que os pedidos feitos durante estas horas serão atendidos por Deus. Considerada a noite mais importante para o devoto.



‘Id al Fitr

‘Id al Fitr - Eid ul-Fitr (Árabe: عيد الفطر) - ("o banquete do término do jejum"), no encerramento do mês do Ramada, no primeiro dia do mês de Shawwal, é um feriado celebrado durante três dias. Banquetes são servidos, presentes são trocados, roupas novas são vestidas. Amigos e familiares rezam em congregação e fazem banquetes. Em muitas cidades islâmicas grandes festividades são realizadas para celebrar o ‘Id al Fitr.Está prescrito nesta festa a prática da Zakat al fitr, doação de esmolas da quebra do jejum.