16/12/2007

Iman e a familia de Ali ibn Abi Talib

É bom referir que os Califas eram, até ao tempo de Ali, ao mesmo tempo Malik (Rei) e Imam (líder religioso), porém o culto que se desenvolveu a Ali, tratava-o e também ao seu filho, Hussayn, como Imam. Este culto recebeu o nome de Shiismo que persiste até aos dias de hoje, crendo que Califado só pode ser exercido pelos descendentes directos de Ali, pois estes são naturalmente divinizados.Cada Imam tem o dom, concedido por Allá, de rever as escrituras.
A crença no Imam fez com que SHiitas não aceitassem os Califas e, sendo assim, desenvolveram vários ataques e revoltas ao longo de todo o Califado Omíada e depois, também no Abássida.
Nos Shiitas, o Imam designa entre os seus filhos aquele que for apto para ser o futuro Imam. Isso estaria na base da dissidência no próprio seio dos SHiitas, quando o sexto Imam, Djafar, em vez de escolher para futuro Imam o filho mais velho, Ismail, como mandava a tradição, escolheu o filho mais novo, Musa. Muitos SHiitas não aceitaram Musa como Imam e passaram a venerar Ismail como seu Imam, ficando conhecidos por Ismailitas, um facção SHiita, considerada fundamentalista.