22/12/2007

Hijjab a lei shia ..a mulher e o hijjab



Um elemento em atenção à necessidade do Hijab, especialmente quanto às mulheres, é a ênfase na sua humanidade acima da feminilidade em suas relações com as pessoas do sexo oposto. As mulheres que usam o Hijab de maneira inapropriada ou muita maquiagem mostram um claro sinal de inclinação e gosto por relações impróprias com o sexo oposto, seja deliberadamente ou de maneira não intencional. Quando aparecem em público usando o Hijab de maneira não apropriada, devem ter em mente que estão pavimentando o caminho da violação do seu direito à privacidade e castidade. Esta é uma razão pela qual os homens ousam violar a castidade e privacidade das mulheres. A presença de uma mulher com uso adequado do Hijab é uma mensagem de “NÃO” a todos aqueles que se permitem o direito de violar as mulheres. Se as mulheres observam o uso correto do Hijab, então os homens saberão que é impossível violar sua castidade. Se são raros os casos de violação de mulheres que usam o véu (Muttahajibah), é porque aquelas que o empregam de maneira incorreta prepararam o terreno para tais violações. Quando um clima geral de pecado prevalece na sociedade, ninguém está a salvo de violações ao seu direito à privacidade e castidade.

Continuando sua fala sobre a filosofia do Hijab, Gholami adiciona: “O que é claro sobre a filosofia do Hijab entre os grandes sábios, como Shahid Mottahari, é que ele tem suas raízes em quatro pontos: manter o respeito e o valor das mulheres; oferecer às outras pessoas na sociedade paz de espírito; estabilizar os fundamentos da família; e a estabilidade social.”
“No que concerne à estabilidade social nos seus aspectos relacionais, econômicos, culturais, científicos e políticos, é imperativo que nós observemos o Hijab tanto para os homens quanto para as mulheres.” (1)
No tocante aos aspectos sociais do Hijab, torna-se urgente e necessário observar uma outra obrigação religiosa, que é “ordenar pelo bem e evitar o pecado” (2). “Depois de informar as pessoas sobre o vício e a virtude, vem a admoestação sobre o bem o distanciamento do mal. Isso quer dizer, se alguém transgride certos limites, todos devem exortá-lo a fazer o bem e evitar o mal”.

As partes do corpo que podem ser mostradas por uma mulher são o rosto e suas mãos, do punho aos dedos. A maquiagem das mulheres não deve ir além da prática comum. Esta noção de Hijab é, quanto a isso, apenas parte de um conceito muito mais amplo.
O véu é apenas uma das formas do verdadeiro Hijab. O que se pode concluir dos ensinamentos religiosos e dos versículos corânicos é que a abstenção de gestos e falas provocativas são extensões dos conceitos de Hijab e recato.
Vejamos, mais uma vez, a opinião do Dr. Gholami sobre isso: “O recato é um assunto tão importante entre os ensinamentos religiosos que nós entendemos, a partir das narrações islâmicas, que uma pessoa não pode dizer que tem uma religião a menos que pratique o recato em seu comportamento. A questão é: qual a relação entre Hijab e recato? Pode alguém alegar que as pessoas são recatadas se têm um véu religiosamente bom? Hijab é apenas uma manifestação do recato; ou seja, se alguém tem um bom véu, pode, então, alegar que cumpriu uma parte dos padrões de recato, e esta é apenas a aparência do Hijab. Hijab, contudo, não se restringe ao véu externo; nós também devemos ter recato no modo de olhar e no coração”.