08/12/2007

ISLAM SHIA

Bismilahi ir rahmani ir rahimi
Que Allah esteja com todos nos
e sua shia......
vamos conhecer a shia.....
Algumas perguntas e respostas:

  • Por que Shi'ah?
    "Nós somos o Vínculo com Allah sobre o qual o mesmo (Allah) disse: E apeguem-vos, todos, ao Vínculo com Allah e não vos dividais”.
    O Profeta (sal) apontou um sucessor?
    "Oh Mensageiro, proclame o que tem sido enviado para ti de teu Senhor; e se tu não o fizeres, tu não terás entregado Sua Mensagem (completamente); e Allah te protegerá das pessoas”. - Qur`an, 5:67

O termo “Shi`ah” é um adjetivo usado pelos muçulmanos que seguem os Imams da Família do Profeta (Ahl al-Bayt). Eles não usam o termo por razões de sectarismo ou para causar divisão entre os muçulmanos. Eles o usam porque o Qur`an o usa, o Profeta Muhammad o usou e porque os primeiros muçulmanos também o usaram, antes mesmo que palavras como Sunni ou Salafi viessem a existir. Shi'ah no Qur'an A palavra “Shi`ah” significa “seguidores; membros de um partido”. Allah menciona no Qur`an que alguns de Seus servos honrados eram Shi`ah de outros de Seus servos honrados. Certamente Abraão estava entre os Shi`ah dele. (Qur'an 37:83) E (Moisés) entrou na cidade, em um momento de descuido por parte de seus moradores, e encontrou nela dois homens brigando, um era de sua Shi’ah e o outro um de seus adversários, e o que era de sua Shi`ah pediu-lhe ajuda contra o que era um de seus adversários. (Qur'an 28:15) Portanto, Shi`ah é uma palavra oficialmente usada por Allah em Seu Qur`an para se referir a Seus Profetas estimados assim como aos seus seguidores. Se alguém é um Shi`ah (seguidor) dos mais honrados servos de Allah, então não há nada de errado em ser Shi`ah. Por um outro lado, se alguém se torna Shi`ah de um tirano ou de um desviado, ele irá encontrar-se com o destino de seu líder. O Qur’an indica que no Dia do Julgamento as pessoas irão vir em grupos, e cada grupo irá ter seu líder (Imam) na frente do mesmo. Allah diz: Um dia convocaremos todos os seres humanos, com os seus (respectivos) Imams. (Qur'an 17:71) No Dia do Julgamento, o destino dos “seguidores” de cada grupo depende do destino de seu Imam (desde que eles realmente seguiram o Imam). Allah menciona no Qur’an que existem dois tipos de Imams: E os designamos Imams cuja função é levar ao fogo, e no Dia da Ressurreição eles não serão socorridos. E os perseguimos nesse mundo com uma maldição e, no Dia da Ressurreição, estarão entre os execrados. (Qur'an 28:41-42) E o Qur’an também lembra que existem os Imams que são apontados por Allah como Guias para a humanidade: E fizemos deles Imams para guiar segundo Nosso comando, porque eles eram pacientes e se persuadiram com as Nossas comunicações. (Qur'an 32:24) Certamente, os verdadeiros seguidores (Shi`ah) desses Imams serão o povo realmente próspero no Dia da Ressurreição. Shi'ah na Hadith Na história do Islam, o termo “Shi`ah” tem sido especialmente usado para designar os seguidores do Imam `Ali (as). Esta não é uma interpretação que foi inventada posteriormente! O primeiro indivíduo que usou esse termo foi o próprio Mensageiro de Allah. Quando o seguinte verso do Qur`an foi revelado: ... os fiéis, que crêem e praticam o bem, são certamente as melhores das criaturas. (Qur'an 98:7) O Profeta (sal) disse para `Ali (as): "Isto é para você e sua Shi`ah”. E depois ele disse: “Eu juro por Aquele que controla minha vida que esse homem (`Ali) e sua Shi`ah terão uma sentença segura no Dia da Ressurreição”. q Jalal al-Din al-Suyuti, Tafsir al-Durr al-Manthur, (Cairo) vol. 6, p. 379 q Ibn Jarir al-Tabari, Tafsir Jami' al-Bayan, (Cairo) vol. 33, p. 146 q Ibn Asakir, Ta'rikh Dimashq, vol. 42, p. 333, p. 371 q Ibn Hajar al-Haythami, al-Sawa'iq al-Muhriqah, (Cairo) Cap. 11, seção 1, p 246-247 O Profeta (sal) disse: “Oh `Ali! (No Dia do Julgamento) você e sua Shi`ah irão rumo a Allah prazerosos e dando prazer à Ele, e seus inimigos irão à Ele raivosos e puxados à força”. q Ibn al-'Athir, al-Nihaya fi gharib al-hadith, (Beirute, 1399), vol. 4 p. 106 q al-Tabarani, Mu'jam al-Kabir, vol 1 p 319 q al-Haythami, Majma' al-Zawa'id, vol. 9, numéro 14168 O Profeta (sal) disse: “Boas novas, Oh `Ali! Certamente você e sua Shi`ah estarão no Paraíso”. q Ahmad Ibn Hanbal, Fadha'il al-Sahaba, (Beirute) vol. 2, p. 655 q Abu Nu'aym al-Isbahani, Hilyatul Awliya, vol. 4, p. 329 q al-Khatib al-Baghdadi , Tarikh Baghdad, (Beirute) vol. 12, p. 289 q al-Tabarani, Mu'jam al-Kabir, vol. 1, p. 319 q al-Haythami, Majma' al-Zawa'id, vol. 10, pp. 21-22 q Ibn 'Asakir, Ta'rikh Dimashq, vol. 42, pp. 331-332 q Ibn Hajar al-Haythami, al-Sawa'iq al-Muhriqah, (Cairo) Cap. 11, seção 1, p. 247 Mas como poderia o Profeta (sal) ter usado esse termo tão divisor? O Profeta Abraão era sectário? E os Profetas Noé e Moisés? Se o termo Shi`ah fosse separatista ou sectário Allah não o usaria para designar Seus estimados Profetas e nem o Profeta Muhammad iria respeitá-los. Deve ser enfatizado que o Profeta Muhammad (sal) nunca desejou dividir os muçulmanos em grupos. Ele ordenou a todo o povo que seguisse o Imam `Ali (as) como seu agente durante sua vida, e como seu Sucessor e Califa após sua morte. Infelizmente, aqueles que obedeceram ao desejo do Profeta foram poucos e eram conhecidos como “a Shi`ah de `Ali’. Eles foram sujeitos a todos os tipos de discriminação, perseguição e sofrimento desde o dia em que a Misericórdia para a Humanidade, o Profeta Muhammad (sal), faleceu. Se todos os muçulmanos tivessem obedecido ao que o Profeta desejou, então não teria existido nenhum grupo ou escola de interpretação dentro do Islam. Numa tradição, o Profeta (sal) disse: “Logo após mim a discórdia e ódio irão aparecer entre vocês, quando essa situação aparecer, vão e procurem por `Ali, pois ele sabe separar a Verdade do Erro”. q `Ali Muttaqi al-Hindi, Kanz al-'Ummal, (Multan) vol. 2 p. 612, number 32964 A respeito do verso Alcorânico citado anteriormente, alguns juristas Sunni narraram do Imam Ja'far al-Sadiq (as), o sexto Imam Shi'ah da Família do Profeta (Ahl al-Bayt), o seguinte dito a respeito da mesma (a Ahl al-Bayt): "Nós somos o Vínculo com Allah sobre o qual o mesmo (Allah) disse: E apeguem-vos, todos, ao Vínculo com Allah e não vos dividais”. q al-Tha'labi, Tafsir al-Kabir, no comentário do verso 3:103 q Ibn Hajar al-Haythami, al-Sawa'iq al-Muhriqah, (Cairo) Cap. 11, seção 1, p. 233 Portanto, se Allah denuncia o sectarismo, Ele denuncia aqueles que se separaram do Seu Vínculo, e não aqueles que se apegam ao mesmo. Conclusão Nós mostramos que o termo Shi`ah tem sido usado no Qur`an para designar os seguidores dos grandes servos de Allah, e nas tradições (hadith) do Profeta (sal) para designar os seguidores do Imam `Ali (as). Aquele que segue tal Guia divinamente apontada está salvaguardado das disputas na religião e segurou firmemente o Forte Vínculo com Allah, e foram-lhe dadas as boas novas do Paraíso.